Pesquisadores da Rice University desenvolveram uma tecnologia para duplicar a largura de banda das redes wireless utilizando pouco hardware adicional e sem a necessidade de instalação de novas torres de transmissão.
Esta tecnologia desenvolvida irá permitir que celulares e tablets enviem e recebam dados para as torres de telefonia ao mesmo tempo e na mesma frequência.
O truque para conseguir tal proesa é simples. O professor de engenharia elétrica e computação, Ashutosh Sabharwal, explica por analogia como funciona a rede wireless full-duplex:
“Quando duas pessoas gritam uma para outra ao mesmo tempo, nenhuma das duas consegue ouvir o que a outra falou. Para solucionar a questão, basta que cada pessoa fale sozinha e a outra apenas escute. Na telefonia celular, para se conseguir uma comunicação de duas vias, as redes utilizam duas frequências diferentes, uma para enviar dados e outra para receber.
Na rede wireless full-duplex, nós utilizamos uma antena extra e alguns truques computacionais. Seguindo a analogia acima, o resultado é que quem grita não consegue ouvir a própria voz, apenas ouve a outra pessoa que também está gritando ao mesmo tempo.”
Além disso, os pesquisadores da Rice University conseguiram desenvolver também uma forma de termos uma transmissão assíncrona, ou seja, um nó wireless pode iniciar uma transmissão enquanto outra já está em andamento. A equipe da Rice também foi a primeira a demonstrar esta tecnologia em funcionamento.
Vamos esperar que isso seja comercializado o mais rápido possível para termos redes wireless operando com a mesma eficiência (ou quase!) das nossas redes cabeadas.
Informações sobre a pesquisa pode ser obtiva no site da plataforma WARP da Rice Universityacessando o link http://warp.rice.edu/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário