sábado, 2 de março de 2013

Brownout e Blackout



O Brownout é um termo usado com muita freqüência para designar uma situação que ocorre na rede elétrica e que pode provocar a queima de equipamentos. Podemos defini-lo como uma subtensão severa e prolongada, que ocorre normalmente quando uma das fases da rede (fase-fase-neutro), cai. Esta situação provoca um forte desbalanceamento de tensão sendo que a outra fase, na reabsorção de corrente, fica com um valor de tensão muito abaixo do nominal.

Esta anomalia ocorre freqüentemente em tempestades, onde os vendavais podem romper os cabos do sistema de distribuição nas vias públicas ou ainda pela abertura de fusíveis de proteção nos transformadores abaixadores.

Mesmo que o usuário conecte seus equipamentos mais sensíveis em condicionadores de energia, certamente alguns eletrodomésticos como geladeiras e freezers estarão ligados diretamente nas tomadas da rede elétrica, podendo sofrer graves conseqüências. Desta forma, na ocorrência deste distúrbio, aconselhamos que os disjuntores do quadro de força sejam desligados até que a situação se normalize.

Se o brownout se caracteriza por energia fraca nas tomadas de força, o blackout é conhecido como ausência total da energia elétrica. No Brasil, particularmente, foi batizado pelo nome de "apagão".

O apagão é um evento que causa pânico na sociedade, já que praticamente tudo que depende da eletricidade pára de funcionar. Em sistemas essenciais, que não podem ter o funcionamento interrompido, a solução seria a instalação de Grupos Geradores, cuja função é manter estes sistemas funcionando pelo tempo de duração do blackout, ou empregar nobreaks com grandes bancos de baterias, que possibilitam também um tempo de autonomia suficiente para a execução de tarefas prioritárias.

No caso de residências, pequenos escritórios e lojas comerciais, os nobreaks de pequena capacidade têm se popularizado por manter em atividade alguns equipamentos como computadores, cuja rotina de funcionamento são igualmente importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário