quinta-feira, 10 de março de 2011

Games é coisa séria, Rovio Mobile recebe investimento de US$ 42 milhões

Empresa
Rovio é uma das principais empresas da Europa em desenvolvimento independentes de jogos para dispositivos móveis com um portfólio de títulos premiados cada vez maior. Nosso estúdio tem desenvolvido jogos para alguns dos maiores nomes no espaço móvel, incluindo a Electronic Arts, Nokia, Vivendi, Namco Bandai e Mr. Goodliving/Real Networks, comenta CEO da Rovio Peter Vesterbacka.

História
As sementes da Rovio foram semeadas em 2003, quando um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia Helsinki, participaram de um concurso de desenvolvimento de jogos móveis patrocinado pela Nokia e HP. A merecida vitória veio com um jogo multiplayer em tempo real, chamado de “King of the Cabbage World”, isso obrigou o trio amigos a criarem a sua própria companhia, Relude. King of the Cabbage World foi vendido para Sumea (agora Digital Chocolate), e renomeado para Mole War, que se tornou o primeiro jogo real-time multiplayer comercial do mundo.

Em janeiro de 2005, Relude recebeu sua primeira rodada de investimento da "business angel", e a companhia mudou seu nome para Rovio Mobile. Rovio se transformava em uma empresa que desenvolvia jogos Java em 2D, e aumentou seu quadro de pessoal do estúdio para 30. O foco inicial foi a criação de jogos hard-core abrangendo gêneros como survival horror, estratégia e RPG. Em setembro de 2005, a Rovio lançou seu primeiro grande jogo, Darkest Fear and War Diary: Burma, de imediato, ganhando a aclamação da crítica pelo seu jogo de designer inovador.

Em janeiro de 2006, a Rovio adquiriu a empresa de games 3D Pixelgene e desde então já produziu alguns jogos em três dimensões. Com a capacidade para criar jogos 2D e 3D, Rovio ramificou seus serviços de desenvolvimento externo, bem como continuar a desenvolver e publicar seus próprios títulos. O primeiro título terceirizado, Need for Speed Carbon Electronic Arts foi lançado em outubro de 2006 e foi premiado por PocketGamer. O ano de 2007 viu o lançamento de Burnout (também da EA), SWAT: Elite Troops (Vivendi Universal Games) e colapso Quest (Real Networks).

Em 2008, Rovio desenvolvi Bounce Boing Voyage para a plataforma Nokia N-Gage, e publicou o seu título mais casual até à data, Totomi, em ambas as versões Flash e iPhone.

Atualmente a Rovio é dona de um dos jogos de maior sucesso nos tablets e smartfones, o Angry Birds, agora a Rovio recebe um investimento de US$ 42 milhões. Os recursos foram oferecidos por dois fundos: a Accel Partners e o Atomico Ventures – criado pelo fundador do Skype, Niklas Zennström.

O Angry Birds conquista cerca de 40 milhões de novos usuários ao mês e já vendeu 2 milhões de bichos de pelúcia relacionados à série, desde o lançamento dessa linha de produtos, em dezembro de 2010. Ao que tudo indica, em breve, a Rovio deve oferecer o jogo para Facebook e, até o final deste ano, vai criar versões para a maior parte dos consoles de game.



Fonte: Blog da Rovio (http://www.rovio.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário