sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Metodologia ASAP – SAP

Muita gente já ouviu falar do termo “ASAP” (AcceleratedSAP), mas na prática, algumas pessoas não sabem no que consiste e quais são as fases da metodologia ASAP da SAP para os projetos de implantação do ERP.
Vou resumir, brevemente, as 5 fases que compõem a metodologia ASAP.
1) Preparação do Projeto: consiste, basicamente, em identificar o time necessário para a execução do projeto, o desenvolvimento do plano e da estratégia de implementação do projeto.
2) Business Blueprint: identificar, mapear e detalhar os processos atuais do cliente e detalhar como esses processos serão aderentes ao standard do SAP e, caso não o sejam, detalhar GAPs que serão desenvolvidos para atender as demandas que o SAP não atende. Nesta fase são geradas as documentações de cada módulo, detalhando como o sistema será configurado e parametrizado para atender aos processos do cliente.
Alguns dos documentos que podem ser gerados nessa fase são: Documento de Escopo, “AS IS” (Ou seja, definição do cenário atual, com detalhamento dos processos de negócio atualmente utilizados e como), “To Be” (definição do cenário futuro de implantação, ou seja, como ficará e será configurado no SAP), Análise de GAPs (Tudo que será necessário implantar no sistema e que o “Standard” não atende, com esse mapeamento o cliente poderá decidir se irá desenvolver as novas funcionalidades ou não), “Sign Off” (este documento comprova que o  cliente revisou o Blueprint e concordou com o que foi levantado e será configurado no sistema).
3) Realização: implementação de todos os processos de negócio, configurações, parametrizações, baseados no Blueprint gerado. Nesta fase também podem ser feitos os desenvolvimentos levantados nos GAPs. Os testes unitários e integrados são efetuados nesta fase.
4) Preparação final: completar os testes, treinamento final dos usuários e preparação final das cargas de dados para o ambiente de produção.
5) Go-Live e Suporte: O Go-Live é a entrada do sistema em produção e o suporte, dispensa maiores comentários.
Abaixo, uma descrição um pouco mais detalhada dos objetivos e produtos entregues em cada uma das fases, de acordo com a metodologia ASAP:

Fase de Preparação 
ObjetivosCompreender plenamente os direcionadores estratégicos, capacidades a serem desenvolvidas.
Atividades Principais
  • Plano de trabalho da equipe do projeto
  • Transmitir as metas do projeto para obter um entendimento uniforme (kick off).
  • Visão geral da metodologia para a condução do projeto.
  • Os modelos de documentação de configuração e dos processos
Produtos
  • Entendimento e Validação do Modelo de Negócio em nível de cenários

Fase de Blueprint 
ObjetivosNessa fase serão definidos todos os cenários de negócios da organização. As atividades principais a serem apresentadas em cada processo serão  desenhadas.
Atividades Principais
  • Levantamento dos cenários de negócios
  • Identificação das cargas, interfaces desenvolvimentos
Produtos
  • Definição parametros gerais de configuração (unidades de medidas, estrutura organizacional) Inicialização da fase
  • Detalhamento dos cenários de negócio e definição dos BPP`s
  • Análise de GAP e identificação de interfaces e desenvolvimentos
    • Formulários
    • Relatórios
    • Interfaces
    • Conversões
    • Melhorias
    • Workflow
    • Adaptações
    • Definição de Cenários e estratégia de testes

Fase de Realização
ObjetivosO objetivo desta fase é customização das funcionalidades dos processos SAP ECC.
Atividades Principais
  • Finalização do processo de mapeamento
  • Definição de funções e tarefas a serem executadas.
  • Desenhar estratégia migratória
  • Início dos testes unitários e integrados.
  • Formação dos multiplicadores.
  • Aprovação dos cenários configurados no sistema.
Produtos
  • Configuração do Baseline
  • Configuração dos Cenários
  • Teste unitário
  • Teste integrado
Fase de Preparação Final 
ObjetivosO objetivo desta fase é de preparar o go live e executar o plano de corte.
Atividades Principais
  • Estratégia migratória será detalhada, com a seqüência de cargas, ativação de interfaces, transporte de objetos para o ambiente produtivo.
  • Testes integrados.
  • Testes de desempenho.
  • Estratégia do Help-Desk deve ser estipulada.
  • Testes de perfil.
Produtos
  • Carga de requests para produção
  •  Processos temporários para go-live – definidos e implementados

Fase de Go Live & Suporte
ObjetivosO objetivo desta fase é a aprovação final para o encerramento dos trabalhos de implantação.
Atividades Principais
  • Revisar e refinar o ECC.
  • Análise dos KPI`s.
  • Monitoramento e acompanhamento da equipe de Help-Desk

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